terça-feira, 3 de novembro de 2009

DÉCIMO SEGUNDO E DÉCIMO TERCEIRO ENCONTROS - GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA

5ª FEIRA DO LIVRO DE SANTA ROSA
PATRONO: GILBERTO KIELING
ESCRITOR HOMENAGEADO: MARIO QUINTANA

No dia 17 de outubro atividades programadas - GESTAR II - Língua Portuguesa - foram realizadas durante todo o dia na Feira do Livro com a seguinte programação:
*INTERVENÇÕES POÉTICAS: grupos de cursistas recitavam poesias sobre Mario Quintana aos visitantes e forneciam as mesmas aos ouvintes.

Exemplos:
Canção de garoa

Em cima do meu telhado
Pirulin lulin lulin,
Um anjo, todo molhado, Soluça no seu flautim.

O relógio vai bater:
As molas rangem sem fim.
O retrato na parede
Fica olhando para mim.

E chove sem saber por quê...
E tudo foi sempre assim!
Parece que vou sofrer:
Pirulin lulin lulin...


Pergunta inocente
Mas se as bruxas têm tantos poderes - por que serão tão
velhas, tão feias, tão pobres, tão sujas?


Momentos
Em meio da ossaria
Uma caveira piscava-me...
Havia um vaga-lume dentro dela.


Canção de inverno
"Pinhão quentinho!
Quentinho o pinhão!"
(E tu bem juntinho
Do meu coração...)


* ENCONTROS LITERÁRIOS: Oficina de Criação de Textos
Escritor: João Cony - obra: Tudo o que eu posso ver

Textos produzidos por cursistas a partir da obra de Cony:

SAUDADE

Saudade: palavra própria da Língua Portuguesa.
Amor à espera
Uma onda a se quebrar
Diálogo com nossos medos
Amigos a contar nossas lágrimas
Deus no fundo do túnel,
Esperança encontrada!

SILENCIAR

Silêncio, obra de Deus.
Importante silenciar, é arte.
Livre diante do olhar de outrem.
Espera alcançada com
Nobreza e sabedoria.
Castigo à espera do momento
Imprevisto de não saber silenciar
Aqui, diga-se de passagem,
Realidade impondo o silenciar ao silêncio.


AMIZADE

Amigos, foram, voltaram, se desiludiram,
Morreram, traíram, me esqueceram...
Indescritivelmente amigos de fases bem vividas.
Zombaram das minhas fraquezas no bom intuito.
Amizade: divagações, superações, aprendizados,
Dedicação para sorrirmos em silêncio
Enquanto soubermos que amizade não se troca, se entrega.


*** João Cony é músico, escritor e poeta. Nascido em Porto Alegre.


*OFICINA DE ARTES:
Mauro Altino (Mó) - caricaturas - compreensão (Mario Quintana) - foto.


* CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E RECITAL POÉTICO : Professora Amélia Schinwelski
Sapato Furado
Lili Inventa o Mundo
O Batalhão das Letras


* OFICINA DE LITERATURA: Sem Digitais - vol. VI - ASES (Associação Santa -Rosense de Escritores).
Análise, debate, compreensão.
Exemplos da obra:

SONHOS
"Guevara
dorme plácido
em meu caderno antigo.

Como a rosa
que colhi
não dei
e dissecou." Clairto Martin


SONHOS

"Todo céu tem pipas,
como todos os meninos
têm sonhos
azuis.

Frágeis,
dançam ao vento
amarrados em finos fios
as pipas
e os sonhos." Claito Martin


LINHAS

"Entre tantas linhas,
detalhes
me prendi às tuas mãos.

No íntimo, sabiam elas
que há muito tempo
no barro original
eu havia sido vaso
e tu foste meu oleiro. " Débora Rodrigues


*APRESENTAÇÃO DA OBRA : Da Barranca: contos de fronteira pelo escritor Gilberto Kieling e sessão de autógrafos.
A obra trata sobre uma região que é sempre peculiar. Mas quando essa região tem um rio como divisor geográfico e político...
Que tal lê-la?


Durante a participação dos cursistas na Feira do Livro, ficou combinado que em algum momento das oficinas, deveriam aplicar algum contexto do TP6, mais precisamente da Unidade 23 (O processo de produção textual: revisão e edição) e da Unidade 24 (Literatura para adolescentes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário