domingo, 3 de janeiro de 2010

16º e 17º ENCONTROS GESTAR II -12-11-09.

Quinta-feira, 12 de novembro, iniciamos o 16º e 17º encontros às 8h com a mensagem: Primavera em Paris.

Socializamos as atividades do encontro anterior e prosseguimos os trabalhos com o estudo da unidade 3 do TP1 ( O texto como centro das experiências no ensino da língua) e unidade 4 (A intertextualidade). Sintetizamos através do data show para uma melhor interação.

Desenvolvemos a aula 2 (Intertextualidade: diálogo entre textos) p. 98 -Versão do Aluno - AAA1. Ouvimos a música Teresinha de Chico Buarque. recordamos oramente outras cantigas populares.
Exemplos:
A) Ciranda, cirandinha
Ciranda, cirandinha,
Vamos todos cirandar.
Vamos dar a meia volta,
Volta e meia vamos dar.

O anel que tu me deste
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou.

Por isso, D. (nome da pessoa),
- Entre dentro desta roda:
- Diga um verso bem bonito,
- Diga adeus e vá embora.

A1) DISPOSIÇÃO: Roda: uma criança fora e, as outras, de mãos dadas.
DESENVOLVIMENTO: Todos giram; terminada a terceira quadra, param; a criança chamada, entra na roda, diz versinhos e é substituída por outra companheira.

B) MARCHA, SOLDADO
Marcha, soldado,
Cabeça de papel!
Quem não marchar direito
Vai preso pro quartel!
B1) DISPOSIÇÃO: 1) Roda. 2) Colunas formando pelotão.
DESENVOLVIMENTO: As crianças marcham ao som dos versos, repetidas vezes.

C) ATIREI O PAU NO GATO
Atirei o pau nogato-to
Mas o gto não merreu-reu-reu
Dona chica-ca admirou-se-se
Do berro que o gato deu:
Miau!
C1) DISPOSIÇÃO: Roda: crianças de mãos dadas.
DESENVOLVIMENTO: Crianças cantam saltitando; às palavras "Miau", param, pulam e abaixam-se.

Prosseguindo as atividades, li o livro: PORÃ de Antônio Hohlfeldt aos cursistas para podermos aplicá-lo no Avançando na Prática p. 112 do TP1. Senti-me muito lisonjeada, pois tenho o livro autografado pelo autor, o qual esteve presente no 2º ano de Letras que eu cursava em 1984, numa Sessão Acadêmica, na qual podíamos tecontato direto com os escritores. O Avançando na Prática da p. 150 também foi discutido conosco sobre a obra Dom Casmuro de Machado de Assis - conforme o nível da turma, cursistas prontificaram-se em aplicá-lo.

À tarde realizamos a nossa oficina na antiga Capela Dom Bosco, com o auxílio da convidada professora Adiles Lima de Canoas - RS. Trabalhou conosco a obra "A Galinha D'Angola" de Gercilga de Almeida, e assim, aplicamos a Cultura Africana, pois dia 20 é o Dia da Consciência Negra. Sintetizamos a obra através de painéis e a confecção da boneca Bruna. E ainda nos deleitamos com a dança afro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário